BJJ Unlimited
  • Home
  • Latest News
  • MMA
  • How To
No Result
View All Result
BJJ Unlimited
  • Home
  • Latest News
  • MMA
  • How To
No Result
View All Result
BJJ Unlimited
No Result
View All Result
Home Latest News

Dossiê: tudo que você sempre quis saber sobre cem-quilos no Jiu-Jitsu

Dossiê: tudo que você sempre quis saber sobre cem-quilos no Jiu-Jitsu
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter


Roberto Gordo ensina ataque do cem-quilos em vídeo que você confere logo abaixo. Foto: Reprodução

* Artigo publicado originalmente nas páginas da GRACIEMAG #182 . Para mais conteúdos exclusivos com o melhor do Jiu-Jitsu mundial, assine a revista mais tradicional do esporte em formato digital *

O cem-quilos costuma ser o ponto de transição entre “o fim do início” e “o início do fim” de um combate. Por se tratar de uma posição básica de estabilização, o controle lateral pode parecer simples, mas não é. Se a técnica não está em dia, o aparente domínio pode virar pó ao permitir a reposição da guarda do adversário, uma raspagem ou até uma fuga para as costas. Foi o que aprendemos com seis tarimbados faixas-pretas de Jiu-Jitsu, que nos guiaram pelos meandros técnicos da imobilização mais popular (e provavelmente a mais eficiente) do Jiu-Jitsu. Confira!

GRACIEMAG: Quais são os detalhes técnicos que não podem faltar num bom domínio do cem-quilos?

LÉO NOGUEIRA: O lutador deve estudar bastante os fundamentos básicos para obter o total controle da posição. Ou seja, antes de se aprofundar na busca por finalizações, o atleta deve estar afiado em relação à troca de base com as pernas, às esgrimas, à ida para a posição norte-sul, à distribuição do peso e ao posicionamento do quadril.

Como se deve equilibrar o tempo necessário para controlar o adversário com a necessidade de seguir o movimento ofensivo rumo à finalização sem afobação?

LÉO NOGUEIRA: O segredo é manter o ritmo ofensivo. Chegando ao cem-quilos, deve-se trabalhar o controle do adversário, manter a posição justa, enrolando os braços em busca das oportunidades de montada ou finalização.

Que papel cada uma das seguintes partes do corpo tem no bom domínio do cem-quilos: pernas, quadril, braços e mãos?

ANDRÉ GALVÃO: Saber jogar o peso no cem-quilos é fundamental. Quem joga o peso de forma errada se arrisca a perder a posição. A movimentação dos pés deve ser usada para matar o quadril e a cabeça do oponente. Antes de você chegar ao cem-quilos, é preciso saber matar o quadril do adversário para depois abraçar a cabeça e jogar o peso do seu corpo sobre o adversário. Para um bom abraço da cabeça, o seu bíceps deve estar bem encostado sobre o pescoço do oponente. Eu gosto de trabalhar com a minha mão fazendo a pegada o mais fundo possível nas costas do adversário, para que meu ombro fique sobre o rosto do oponente. Se você quer que o seu ombro fique “bem pesado”, os pés têm que estar “vivos”.

Nunca deixe o peito do pé no chão quando for jogar o peso em cima do adversário. Some a isso o trabalho dos joelhos, sempre um pouco fora do chão. Se os dois joelhos ficarem muito acima do solo, criarão espaço para a reposição de guarda. Se os joelhos ficarem no chão, eliminarão o peso sobre o adversário. Já o trabalho do quadril vai depender de como você quer estabilizar a posição. Para um peso bem aplicado no ombro, é preciso virar o seu quadril levemente para o chão, mas sem cruzar as pernas.

Imagine que você tem que dar uma aula específica sobre cem-quilos agora. Quais são os tópicos fundamentais que lhe vêm à cabeça para serem transmitidos aos alunos?

ANDRÉ GALVÃO: Costumo transmitir aos meus alunos que o cem-quilos é uma posição que não deve ser perdida. Ou seja, ao chegar nela, não cometa erros. Estabilize e controle o adversário. Ah, claro, o cem-quilos não é uma posição para descansar ou amarrar um combate. Pelo contrário. Incentivo meus alunos a buscarem a finalização, a montada ou a pegada das costas, sem deixar o oponente repor a guarda ou inverter a posição.

 

O cem-quilos parece uma posição fácil de aprender e sem muita evolução, uma vez que se estrutura em técnicas básicas. Com o seu olhar de especialista, o que o cem-quilos de um faixa-preta tem que o cem-quilos de um faixa-branca não tem?

FÁBIO LEOPOLDO: O cem-quilos é uma posição de domínio realmente fácil de aprender. O difícil é manter o controle, o que só se aprende com horas de treinos. A grande diferença entre um faixa-branca e um faixa-preta é que o faixa-preta soma a técnica de controle com um senso geral da posição de luta, que o permite saber se o adversário está realmente controlado ou não. É a tal da “experiência”. Ou seja, não depende só do professor. O aluno deve ter consistência nos treinos.

O cem-quilos não vale pontos em competições, ao contrário do joelho na barriga, por exemplo. Sendo assim, qual o principal motivo para o atleta buscar o primeiro e não o segundo após passar a guarda?

FÁBIO LEOPOLDO: Cada dia que passa acredito mais nas posições básicas que são; cem quilos, montada e pegada das costas. Na verdade, a pontuação do cem-quilos está na estabilização da passagem da guarda. O motivo de buscá-lo consiste no fato de ser o ponto de partida para uma infinidade de finalizações.

Quem está por baixo no cem-quilos espera uma brecha para repor a guarda, raspar ou até ir para as costas. Quais são os erros mais cometidos por quem aplica o cem-quilos e como não cometê-los?

REGIS LEBRE: Um dos grandes erros que vejo cometerem no cem-quilos é a falta de pressão no domínio. Isso ocorre porque o atleta mantém os joelhos no chão e não usa os dedos do pé de forma adequada. Com isso, ele perde o controle da cabeça do oponente, deixando-o livre para se defender.

Quando se chega ao cem-quilos, uma das mãos passa por baixo da nuca do adversário, enroscado a cabeça dele. Trata-se de uma pegada inquestionável. Porém, há controvérsias sobre o melhor posicionamento para a outra mão. Onde que essa, digamos, “segunda mão” deve se encaixar com maior eficiência?

REGIS LEBRE: Quando controlo a cabeça, quero em seguida a esgrima da axila. Se o adversário é esperto e defende, procuro controlar o quadril do mesmo lado que estou controlando a cabeça. Ou seja, seguro a calça do meu adversário para evitar a fuga do quadril e consequentemente a reposição.

É possível malhar partes específicas do corpo para se ter um domínio lateral com mais pressão e sem brechas? Que exercícios específicos você recomendaria?

RODRIGO MEDEIROS: Acho que a pressão do cem-quilos tem que vir dos dedos dos pés contra o chão e não dos braços, um erro que muitos cometem. Tirar o joelho do chão para manter a pressão é também um fator importante, pois joelhos no chão tiram a pressão que vem dos pés. Acho que o melhor exercício para o cem-quilos é uma posição de yoga abdominal (prancha), na qual você coloca os dois cotovelos no chão em 90 graus e tira todo o resto do corpo do solo, apoiando-se apenas nos dedos dos pés e nos cotovelos.

Da mesma forma, quais são os treinos técnicos mais recomendados para afiar o domínio do cem-quilos?

RODRIGO MEDEIROS: Gosto muito de treinos específicos para todas as posições. Existem dois treinos que uso para aperfeiçoar o cem-quilos que funcionam mesmo. O primeiro é treinar o cem-quilos sem usar as pegadas, usando apenas a pressão corporal. O segundo exercício é do grande mestre Carlson Gracie, no qual o atleta de cima tenta manter o cem-quilos, mas o atleta de baixo está sem kimono, escorregando e sem oferecer pano para o de cima fazer pegada. Depois desse tipo de treinamento, quando você chega ao cem-quilos e tem o kimono como ferramenta, tudo fica mais fácil

Quem tem o melhor domínio do cem-quilos atualmente no Jiu-Jitsu e o que ele (ou ela) pode nos ensinar sobre a posição?

RAFAEL LOVATO: Eu diria que, provavelmente, Roger Gracie tem o melhor cem-quilos. Ele é sempre capaz de montar e finalizar. Roger nos ensina que a montada deve ser sempre a nossa primeira opção a partir do cem-quilos, a não ser que o adversário abra espaço para uma finalização direta.

Muitos detalhes de posicionamento já foram mencionados nesta reportagem, principalmente no que se trata dos pés e dos joelhos. Você acrescentaria mais alguma minúcia para a plena estabilização do cem-quilos?

RAFAEL LOVATO: Acho que podemos concluir o tema com o seguinte: conecte a lateral do seu quadril com a lateral do quadril do oponente. Quem praticar bastante vai entender o que estou dizendo.



Source link

Post Views: 24
Tags: cemquilosDossiêJiuJitsuquissabersempresobretudovocê
Previous Post

Xande Ribeiro vs Richie Martinez Match Announced

Next Post

German Twin Brothers Spark Major MMA Scandal by Swapping Places Mid-Tournament

Next Post
German Twin Brothers Spark Major MMA Scandal by Swapping Places Mid-Tournament

German Twin Brothers Spark Major MMA Scandal by Swapping Places Mid-Tournament

Quer evoluir no Jiu-Jitsu? Arrume um grande amigo que treina

Quer evoluir no Jiu-Jitsu? Arrume um grande amigo que treina

RECOMMENDED

USMC Sports Leadership Academy to Host Free Clinic
MMA

USMC Sports Leadership Academy to Host Free Clinic

by BJJ Unlimited
May 7, 2025
0

Wilkes-Barre, PA – The United States Marine Corps Sports Leadership Academy will train local high school athletes at its Built...

Cory Sandhagen Passes Test With Vicious Finish May 3

Cory Sandhagen Passes Test With Vicious Finish May 3

May 6, 2025
Khaos Williams vs. Uros Medic Added to UFC 316

Khaos Williams vs. Uros Medic Added to UFC 316

May 7, 2025
Claressa Shields books first title defense since bitter drug-testing drama, battles ‘Smiling Assassin’ on July 26

Claressa Shields books first title defense since bitter drug-testing drama, battles ‘Smiling Assassin’ on July 26

May 8, 2025
Tye Ruotolo Shares He’s Getting Ready For His MMA Debut: “100% By The End Of The Year”

Tye Ruotolo Shares He’s Getting Ready For His MMA Debut: “100% By The End Of The Year”

May 2, 2025
Why BJJ techniques have so many crazy names?

Why BJJ techniques have so many crazy names?

May 4, 2025
BJJ Unlimited

Discover the latest in Brazilian Jiu-Jitsu with BJJ Unlimited. Stay informed with breaking news, in-depth articles, training tips, athlete interviews, and more. Your go-to source for all things BJJ.

  • About Us
  • Advertise with Us
  • Disclaimer
  • Privacy Policy
  • DMCA
  • Cookie Privacy Policy
  • Terms and Conditions
  • Contact Us

Copyright © 2024 BJJ Unlimited.
BJJ Unlimited is not responsible for the content of external sites.

No Result
View All Result
  • Home
  • Latest News
  • MMA
  • How To

Copyright © 2024 BJJ Unlimited.
BJJ Unlimited is not responsible for the content of external sites.